PARQUE MUNICIPAL DO ITIQUIRA .:. Prefeitura Municipal de Formosa

PARQUE MUNICIPAL DO ITIQUIRA

TURISTA

SOBRE O PARQUE

O Parque Municipal do Itiquira é uma Unidade de Conservação aberta á visitação e pensando na preservação de sua fauna e flora, o Parque conta com normas que devem ser seguidas para que o visitante possa usufruir da melhor maneira possível sua visita.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
O Parque abre para visitação 365 dias por ano e 07 dias por semana, ou seja não fecha nunca. Tendo sua abertura diariamente às 09h, entradas até às16h e fechamento do Parque às 17h.

INGRESSOS

Perfil do visitante   Valor R$
Residente em Formosa-GO*  R$ 3,00
Visitante de outras cidades ou país  R$ 10,00
Crianças de 0 a 5 anos Isento

NORMAS DO PARQUE

É proibido entrar no Parque com:
- Alimentos e bebidas (exceto água)
- Animais de estimação

ATRATIVOS DISPONÍVEIS E ESTRUTURA

Dentro do Parque há as seguintes atrações e estrutura:
1. Trilha ao Salto;
2. Salto do Itiquira;
3. Poços para banho;
4. Restaurante;
5. Trilha do Mirante do Salto;
6. Parquinho Infantil;
7. Pequenas trilhas;
8. Sanitários;
9. Bebedouros.

1. TRILHA AO SALTO
A trilha ao Salto é totalmente pavimentada tendo 450m de extensão, que leva o visitante até a base do Salto do Itiquira, é uma trilha leve, proporcionando ao visitante contemplação da fauna e da flora do Parque.
Devido á força da queda d´água forma-se uma névoa na base do Salto é aconselhável, caso o visitante não queira se molhar, a levar uma capa de chuva.

2. SALTO DO ITIQUIRA
O Salto do Itiquira possui 168m de queda livre, sendo a 7ª maior queda do país e a maior em fácil acesso do Brasil. A beleza do Itiquira encanta a todos que o visitam, sendo o maior atrativo do município, recebe visitantes de várias partes do mundo.
O melhor horário para se visitar a queda d´água é pela manhã, pois devido às gotículas de água forma-se um arco-íris na base do salto e também constantemente observado uma revoada de andorinhas, compondo um cenário simplesmente incrível.

3. POÇOS PARA BANHO
Ao longo do Rio Itiquira, o Parque conta com 05 poços para banho que são uma das atrações mais usadas pelos visitantes.

4. RESTAURANTE
O restaurante do Parque é terceirizado, portanto para mais informações favor ligar no (61) 9698-1672

5. TRILHA DO MIRANTE DO SALTO (INTERDITADA POR TEMPO INDETERMINADO)
O Parque conta com um Guia de Turismo aos fins de semana e feriados para auxiliar na trilha.
Devido ao tempo necessários para se realizar a trilha, a mesma só poderá ser acessada até Às13h, depois deste horário a mesma se encontrará fechada.
Para sua segurança, orientamos que o acesso á trilha só será permitido para:
- Crianças maiores de 12 anos;
- Assinatura obrigatória do termo de ciência de riscos na portaria do Parque;
- Vestimentas adequadas para trilha (calça, camiseta)
- Calçado fechado
- Leve água com você para se hidratar durante o percurso.
Informações Técnicas sobre a Trilha
- Distância: 1.570 m
- Tempo de percurso: 2h (ida e volta aproximadamente)
- Grau de dificuldade de 1 a 5: 3
- Altitude do início ao topo: 720m e 880m
- Altura do Salto do Itqiuira: 168m

6. PARQUINHO INFANTIL

O parquinho é um espaço destinado para a diversão dos pequenos, é permitido o acesso de crianças entre 0 a 12 anos.

7. PEQUENAS TRILHAS

O Parque conta com algumas pequenas trilhas que dão acesso aos poços para banho. (ainda em fase de formatação)

* O desconto concedido para o cidadão formosense é baseado na Lei N  596/12 de 29 de Junho de 2012, que autoriza o morador a pagar 30% (trinta por cento) do valor realmente cobrado para a entrada no Parque Municipal do Itiquira.

Plano de Manejo do Parque Municipal do Itiquira

O Parque Municipal do Itiquira é uma Unidade de Conservação da categoria de proteção integral e o SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação) determina em seu art. 27º que toda Unidade de Conservação deve ter um Plano de Manejo, que se trata de um “documento técnico mediante o qual, com fundamento nos objetivos gerais de uma Unidade de Conservação, se estabelece o seu zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área (como capacidade de visitação) e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da Unidade de Conservação”.
Os Planos de Manejo são construídos dentro de um processo de planejamento integrado e participativo. Ao estabelecer normas, diretrizes, programas e zoneamento da UC, o documento auxilia na destinação e obtenção de recursos para a implementação das medidas e intervenções propostas.
O Plano de Manejo do Parque Municipal do Itiquira vem sendo construído desde 2014, por solicitação da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo e será finalizado no segundo semestre de 2015, tal instrumento é de suma importância para a preservação da flora e da fauna existentes no Parque.
Em breve haverá audiências públicas para que a sociedade possa participar da construção do Plano, fique atento, anunciaremos por aqui!

HISTÓRICO

O Parque Municipal do Itiquira foi criado em 16 de Setembro de 1981 através do Decreto Nº 132-S do então prefeito da época o Sr. Severiano Batista Filho, desde sua criação esteve sob administração privada até o ano de 2012, retornando então para o poder público administrado pela Secretaria de Turismo.
No ano de 2014 iniciou-se a construção do Plano de Manejo do Parque Municipal do Itiquira, um importante documento que irá subsidiar informações importantes para a gestão sustentável do Parque.

COMO CHEGAR

O Parque Municipal do Itiquira se localiza no município de Formosa-GO. O acesso se dá pela rodovia GO 116, virando a esquerda no Km 27 entra-se na GO 524, seguindo mais 6Km chegando então ao Parque.

MAIS INFORMAÇÕES, ACESSE: