DESCARTE DOMÉSTICO CONSCIENTE

DESCARTE DOMÉSTICO CONSCIENTE

No descarte doméstico consciente cada coisa tem o seu devido lugar e é bem simples de fazer a separação. É só separar o lixo seco do lixo orgânico.
Assim uma fonte de emprego e renda é gerada para os catadores da Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos – UTRS e principalmente, o meio ambiente é preservado para as gerações futuras.

Veja como é fácil fazer a separação do lixo

Não é necessário a separação por cada tipo de elemento, portanto separe os lixos orgânicos dos lixos secos.

Separe apenas os lixos orgânicos e não recicláveis: restos de alimentos, guardanapos usados, filtro de café, casca de frutas e verduras, flores e folhas caídas, fraldas, papel higiênico, etiquetas, etc.

E separe os secos: papel, plástico, vidro, borracha, metais, couro, jornais, revistas, caixas, papelão, PET, recipientes de limpeza, latas de cerveja e refrigerante.

Para simplificar a coleta seletiva domiciliar, o certo é separar o lixo seco (materiais recicláveis) dos lixos úmidos (materiais orgânicos e não recicláveis), pois assim você já contribuirá com o meio ambiente e com os órgãos coletores de sua cidade.

Importante: lixo reciclável será coletado no mesmo caminhão. Mas não se preocupe, mesmo com a compactação do lixo o saco não sofre violação. Quando boa parte da população aderir a separação do lixo domiciliar, será colocado um caminhão específico para a coleta do lixo reciclável.